segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Discurso de Formatura em Matemática


É com grande satisfação que chego à conclusão de meu curso de Matemática! A seguir, meu discurso de formatura. Espero que sirva de alguma inspiração!

“Matemática é a linguagem que nos permite ler o grande livro do Universo”, disse o físico e matemático Galileu Galilei. E à medida que cursamos matemática, tomamos conhecimento de sua natureza, métodos e aplicações, ficamos convencidos de que se trata de uma língua realmente universal, capaz de impulsionar o progresso humano em todas as áreas.

Durante esses anos em que nos qualificamos para ser professores de matemática, tivemos contato com os fundamentos dessa linguagem poderosa. É claro que para adquirirmos fluência teremos de continuar estudando, experimentando teorias de aprendizagem e buscando novas formas de ensino.

Somos gratos à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e em especial ao Polo de Surubim, por terem disponibilizado a licenciatura de matemática, com pioneirismo, na modalidade a distância. Trata-se realmente de uma forma mais difícil de estudar. Mas os benefícios advindos da disciplina e da necessidade de superar obstáculos são de valor inestimável para a nossa formação e, sem dúvida, constituem um diferencial.

Agradecemos muito aos tutores do Polo de Surubim pela dedicação e efetivo acompanhamento nos momentos mais árduos do curso.

E hoje nos tornamos oficialmente professores de matemática! Ser professor é um grande desafio. É uma das mais antigas profissões e continua sendo imprescindível. É a profissão que forma todas as outras e está passando por reformulações com as novas tecnologias. Mas não há dúvida de que continuará sendo necessária, pois seu objeto – o conhecimento – é o capital mais valioso nos dias atuais.

Portanto, é com orgulho e satisfação que oficializamos nossa carreira como professores de matemática, e fazemos votos de contribuir efetivamente para a formação de nossa comunidade.


Josemildo Pedro Henrique
Surubim (PE), 17.10.2010



2 comentários:

Samuel Henrique, estudante disse...

Parabéns pelo blog! Também tenho um: http://samuelhenriqueestudante.blogspot.com.br/ acesse lá, tudo sobre educação!!!

Unknown disse...

Parabéns, professor, pelo texto dedicado à sua formatura em Matemática! Achei linda e gostaria de pedir permissão para usar essa mensagem na minha formatura de matemática, que será realizada dia 18/02/2017, fazendo as adaptações necessárias, tais como o nome da faculdade e tutores.