domingo, 22 de março de 2009

O que é mesmo a Matemática?


Normalmente quando se pergunta a alguém o que é a Matemática, surgem respostas do tipo: é 'a arte de fazer contas', é 'o estudo dos números', é 'a ciência dos números'...

Tais definições, embora corretas, retratam apenas a Matemática como era há 500 anos antes de Cristo. Era a Matemática da Babilônia e do Egito, que consistia quase inteiramente de aritmética - o estudo dos números com finalidades utilitárias.

De 500 a.C. a 300 d.C. - período da Matemática grega -, a geometria entra em destaque. Para os gregos a Matemática era o estudo dos números e das formas.

Em meados do século XVII, com Newton (na Inglaterra) e Leibniz (na Alemanha), o cálculo diferencial e integral entra em cena e o movimento e a mudança passam a ser avaliados. A Matemática então se torna o estudo dos números, das formas, do movimento, da mudança e do espaço. E continuou ampliando seu leque no decorrer dos séculos...

O fato é que o conjunto de conhecimentos que constitui a Matemática cresceu de forma surpreendente. E alguma definição que se dê costuma se ater apenas a um de seus inúmeros campos de estudo.

Recentemente, todavia, muitos matemáticos têm chegado a um consenso: a Matemática é a ciência que estuda os padrões, sejam numéricos, de contagem, de formas, de movimento, de mudança, de posição, de raciocínio...

domingo, 15 de março de 2009

"Mas a Matemática é tão difícil"!



Não são poucos os estudantes que nutrem pela Matemática uma forma especial de aversão, quando não um certo pavor!

Geralmente isso se deve a uma experiência ruim que tiveram ao longo de seus estudos nessa disciplina. Talvez não tenham entendido bem a matéria e, faltando um ou dois dias para a prova, resolveram aprender tudo de uma só vez, mas durante o exame não se deram bem. Outros podem ter tido um professor de Matemática com o qual não conseguiram entrar em sintonia e acabaram transferindo para a Matemática a indisposição que tinham pelo professor.

Mas não é a Matemática mesmo muito difícil? Primeiro é importante destacar que a Matemática possui vários níveis e formas: Matemática elementar, superior, pura, aplicada... A forma mais conhecida dela é a vista no Ensino Fundamental e Médio, denominada Matemática Elementar. A princípio toda pessoa dotada de uma inteligência mediana pode assenhorear-se dessa Matemática.

Se quisermos comparar o nível de dificuldade da aprendizagem de Matemática com o de outras disciplinas veremos que, de fato, em Matemática se exige um pouco mais. Principalmente pela natureza abstrata desta ciência e pelo fato de ser cumulativa, constrói-se na base de etapas ou degraus. De modo que se tivermos os assuntos A, B e C, só compreenderemos o assunto C se tivermos previamente dominado A e B.

Diante disso, para se aprender Matemática é necessário mais dedicação e um cuidado especial com o que é pré-requisito para assuntos mais avançados.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Por que a Matemática?




 

Minha formação foi eminentemente linguística. Os meandros da linguagem e das literaturas sempre me pareceram naturais, uma segunda natureza. Cursei Letras e fiz especialização em língua portuguesa. Então me vejo às voltas com uma graduação em Matemática! Como explicar?

O fato é que apesar de não ter tido uma boa passagem pelas aulas de Matemática no ensino fundamental, e no ensino médio ter visto apenas Matemática financeira, sempre tive um grande fascínio pela Matemática. O seu caráter exato, ordenado e harmonioso sempre me encantou.

Olhando para o mundo a nossa volta percebemos quanto ele está impregnado de Matemática! O progresso científico e tecnológico se apóia nos conceitos matemáticos. Um avião que alça voo e se mantém no ar está na verdade seguindo princípios matemáticos utilizados pela Física e Engenharia. O celular que carregamos no bolso é o resultado de fórmulas matemáticas. A Internet tem na Matemática seu sustentáculo, apenas para citarmos alguns exemplos expressivos do dia-a-dia!

A Matemática nos proporciona uma visão do mundo que de outro modo não teríamos, alargando nossos horizontes culturais e contribuindo para a cidadania. Contribui para que tenhamos um raciocínio mais rápido e preciso. Ajuda-nos a lidar com os aspectos quantitativos de nosso dia-a-dia. É uma ferramenta que efetivamente nos ajuda a pensar.

Ora, a Matemática é o intelecto humano na sua maior expressão!