domingo, 15 de março de 2009

"Mas a Matemática é tão difícil"!



Não são poucos os estudantes que nutrem pela Matemática uma forma especial de aversão, quando não um certo pavor!

Geralmente isso se deve a uma experiência ruim que tiveram ao longo de seus estudos nessa disciplina. Talvez não tenham entendido bem a matéria e, faltando um ou dois dias para a prova, resolveram aprender tudo de uma só vez, mas durante o exame não se deram bem. Outros podem ter tido um professor de Matemática com o qual não conseguiram entrar em sintonia e acabaram transferindo para a Matemática a indisposição que tinham pelo professor.

Mas não é a Matemática mesmo muito difícil? Primeiro é importante destacar que a Matemática possui vários níveis e formas: Matemática elementar, superior, pura, aplicada... A forma mais conhecida dela é a vista no Ensino Fundamental e Médio, denominada Matemática Elementar. A princípio toda pessoa dotada de uma inteligência mediana pode assenhorear-se dessa Matemática.

Se quisermos comparar o nível de dificuldade da aprendizagem de Matemática com o de outras disciplinas veremos que, de fato, em Matemática se exige um pouco mais. Principalmente pela natureza abstrata desta ciência e pelo fato de ser cumulativa, constrói-se na base de etapas ou degraus. De modo que se tivermos os assuntos A, B e C, só compreenderemos o assunto C se tivermos previamente dominado A e B.

Diante disso, para se aprender Matemática é necessário mais dedicação e um cuidado especial com o que é pré-requisito para assuntos mais avançados.

Um comentário:

Ezequiel Lima disse...

Eu gosto de matemática, o problema é que não tive professores na escola, aí hoje, como vc falou, nao consigo acompanhar ou enterder algumas coisas, já que ela é cumulativa.