domingo, 22 de fevereiro de 2009

Por que a Matemática?




 

Minha formação foi eminentemente linguística. Os meandros da linguagem e das literaturas sempre me pareceram naturais, uma segunda natureza. Cursei Letras e fiz especialização em língua portuguesa. Então me vejo às voltas com uma graduação em Matemática! Como explicar?

O fato é que apesar de não ter tido uma boa passagem pelas aulas de Matemática no ensino fundamental, e no ensino médio ter visto apenas Matemática financeira, sempre tive um grande fascínio pela Matemática. O seu caráter exato, ordenado e harmonioso sempre me encantou.

Olhando para o mundo a nossa volta percebemos quanto ele está impregnado de Matemática! O progresso científico e tecnológico se apóia nos conceitos matemáticos. Um avião que alça voo e se mantém no ar está na verdade seguindo princípios matemáticos utilizados pela Física e Engenharia. O celular que carregamos no bolso é o resultado de fórmulas matemáticas. A Internet tem na Matemática seu sustentáculo, apenas para citarmos alguns exemplos expressivos do dia-a-dia!

A Matemática nos proporciona uma visão do mundo que de outro modo não teríamos, alargando nossos horizontes culturais e contribuindo para a cidadania. Contribui para que tenhamos um raciocínio mais rápido e preciso. Ajuda-nos a lidar com os aspectos quantitativos de nosso dia-a-dia. É uma ferramenta que efetivamente nos ajuda a pensar.

Ora, a Matemática é o intelecto humano na sua maior expressão!